A Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada a 19 de Março de 1941 com a denominação de Clube Desportivo de Casal Galego, com a finalidade de proporcionar aos habitantes do lugar um espaço onde pudessem desenvolver atividades de índole Cultural e Desportiva, tendo nessa data sido registados no Governo Civil de Leiria os Estatutos que a produziam enquanto Associação.

Esta Coletividade, como quase todas as outras, nasceu do querer e da vontade de uma dúzia de homens, que amavam o seu lugar e desejavam promovê-lo, ter um espaço próprio para se encontrarem nas suas horas de lazer, pois até aí, estes encontros eram feitos na Barbearia local, ou ainda na taberna. Sonharam, trabalharam, concretizaram, e assim nasceu o Clube Desportivo de Casal Galego.

Instalaram-se desde 1941 até 1954 numa casa alugada e posteriormente compraram um terreno, e construíram a sua própria Sede, espaço esse, que ainda hoje é utilizado embora completamente remodelado.

A atual Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego, Instituição Particular de Solidariedade Social e Pessoa Coletiva de Utilidade Pública é o reflexo de 76 anos de dedicação ao serviço da comunidade.

Desde a sua fundação procurou sempre estar atenta à evolução natural da sociedade Portuguesa e da sua repercussão no meio, procurando adaptar-se e dar resposta ás solicitações Culturais, Lúdicas e Desportivas.

Surge então um grupo de Senhoras dispostas a dinamizar o Clube. Organizam um Grupo Infantil de Teatro, levando à cena algumas peças escritas pelo próprio Grupo, trabalho este que criou um grande impacto a nível local. A partir daí a Coletividade começou a ser mais frequentada por Senhoras e por Crianças, e, consequentemente por toda a família destas. Vinham assistir aos ensaios, aos espetáculos, o que lhes fomentou algum entusiasmo para continuar.

Na década de 80 foi dada uma grande uma viragem nas atividades desta Associação, criou-se um enorme dinamismo, começando então a funcionar Classes de Ginástica Infantil e de Adultos, em seguida começou-se a dar inicio às primeiras remodelações das Instalações.

Nesta altura relançou-se o Teatro amador e balanceou-se para a realização da 1ª Festa Artesanal Gastronómica de Casal Galego, só com Artesãos do Concelho e Gastronomia local, realizada em 1998. Festa que se repetiu no ano seguinte e que foi o motor para a realização de uma Feira Nacional, aproveitando o espaço das antigas instalações de uma fábrica de vidros, entretanto adquiridas pela Câmara Municipal e onde a mesma realizou as Feiras de Atividades Económicas.

Continuando na senda do desenvolvimento, o Clube Desportivo de Casal Galego evoluiu e passou a denominar-se Associação Cultural e Desportiva de Casal Galego, para, em 2002, passar a ser denominado de Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego e tornar-se Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.

Com o intuito de adquirirmos novas valências de âmbito Social, a Associação teve de alterar novamente os seus Estatutos para ser considerada e reconhecida pela Segurança Social como IPSS, tendo posteriormente desenvolvendo desde então respostas sociais ao nível dos idosos, com as valências de Centro de Dia, Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário, através da assinatura de Acordos de Cooperação com o Centro Distrital da Segurança Social de Leiria.