A vertente Cultural da Associação divide-se em diversas atividades:

• Bailes

• Marchas

• Comemorações do Aniversário

• Festa Anual

• Participação nas Festas da Cidade

• Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia

• Etc.

O Baile dos Compadres, que ainda hoje se realiza, como forma de dar continuidade à tradição acontece, anualmente na Sexta-feira que antecede o Carnaval, denominado “O TRADICIONAL BAILE DOS COMPADRES”.

As Marchas

A Comemoração do Aniversário, que ocorre em formato de Jantar ou Gala, 19 e Março cada ano, com vista a comemorar mais um ano de crescimento, investimento nas pessoas e na comunidade, tem por objetivo comemorar junto dos sócios e de que se quiser juntar à Festa mais um ano de existência da Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego.

A Festa Anual que há mais de 30 anos se realiza sempre no primeiro fim-de-semana do mês de Junho, tem como objetivo criar mais um momento de diversão para os conterrâneos e não deixar esquecida a alegria e a festividade da gente de Casal Galego.

A Participação nas Festas da Cidade tem como objetivo principal para além da angariação de fundos para a Associação, mostrar o dinamismo da Coletividade e juntar o que de bom Casal Galego tem ao restante que a Marinha Grande apresenta.

A Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia organizada pela Associação Social Cultural e Desportiva da Marinha Grande, realizada pela primeira vez em 1990, e que se tem vindo a reproduzir anualmente sem interrupção até aos dias de hoje, nasceu com o objetivo de dinamizar o artesanato, gastronomia, folclore, etnografia e musica popular portuguesa, através da mostra de costumes, tradições e de cultura apresentando um retrato de ofícios transmitidos entre gerações e do que são as novas tendências criativas agregados aos sabores e tradições de algumas regiões do país reproduzidas quer por tasquinhas, restaurantes ou meras demonstrações de sabores.